06 julho 2012

Blogs de moda: a mercantilização e a titia Shame

Vamos combinar: se é blogueira e nunca foi gongada pela Shame, você vai ser!
Titia Shame (como é chamada pelas suas leitoras) é, como ela mesmo se define: o Brasil. Somos todas nós que rimos dos jabás ridículos, dos looks do dia exóticos, dos erros de português e por aí vai das novas blogayras (estou inclusa nesse grupo).
Por muito tempo, a titia foi mais uma anônima na internet mas... ops! O assunto mais comentado da mídia brasileira nos últimos dias foi a descoberta do perfil de Shame.
"Priscila, uma mãe mineira de 37 anos, foi imediatamente elevada ao posto de bruxa do momento, em especial pelas blogueiras de quem fazia troça." Blog Jezebel.uol
É, parece que dessa vez a anônima mais odiada das new faces da blogosfera não conseguiu se esconder e -sem querer- entrou com a mesma conta do tuírer no instagram. Difícil essa vida de fugitiva, né?


OPA!
 Depois disso foi só o alvoroço! Dividido entre fãs e haters, o twitter ficou cheio de tweets sobre o bafo!
Mas vamos combinar, algumas coisas postadas no blog são pesadas? Sim. Algumas piadinhas forçadas? Sem dúvidas. Porém, a Shame estava com toda a razão do mundo ao criticar a mercantilização dos blogs.
A indústria e a mídia tomaram conta desse espacinho que era pra ser só nosso, que era para mostrar nossa opinião, nossas experiências, nosso cotidiano. Agora tudo é remunerado. "Ai Isa, mas ser blogueira também é uma profissão, merece remuneração mesmo!". Concordo! Quem sou eu para discordar dessa ideia, não é mesmo? Aliás, se alguém quiser me pagar para eu ficar postando aqui.. aceito! Entretanto, acabou a naturalidade nas postagens. Não existe mais os nossos "achados", nossa humilde opinião, nosso estilo. Agora tudo é automático.

Somos todas iguais. Todas seguindo um molde, um modelo pré definido pela indústria. Viramos robôs. É isso. Acabou.


Bom, acabou o meu texto mas... se você, assim como eu, curte esse assunto e quer saber mais, logo abaixo deixei o vídeo da palestra que rolou na tenda da VIVO no YouPix.
O assunto foi debatido entre Julia Petit, Mario Mendes, Caio Braz, Blogueira Shame (via skype, todo mundo viu sua carinha!) e alguns convidados surpresa.



 

E você? O que pensa da Blogueira Shame e de suas gongações? E da mercantilização dos blogs de moda? Comentemm!

Super beijos!
@isabosta

2 amargas(os) comentaram:

  1. obriigada por atender o meu pedido, rs.
    e voce ja foi ''gongada'' pela shame? rs
    ficou ótimo o post BEIJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maginaaaa!
      Olha, até hoje nunca fui não, mas acredito que logo, logo eu vou ser... ninguém está livre desse "encosto", né? rsrsrs

      Brigadaa! Beijaoo

      Excluir

Comente, elogie, mande críticas contrutivas, dicas... Mas tenha bom senso!
Críticas sem pé nem cabeça, xingamentos e futilidade serão apagados.